
VM - Moema
Apartamento
Natália Campos e Tatiany Di Donato
Trid + Design
O projeto foi desenhado para abrigar a nova fase da família, que é composta por uma mãe e três filhos com diferentes idades. A cliente nos procurou e seu maior desejo era montar o novo LAR com a sua identidade e cores. Sabe quando você quer algo diferente de tudo aquilo que você já teve? Nós sentimos que este era o maior desejo dela, um NOVO LAR diferente e personalizado para ela e seus filhos.
Para marcar essa nova etapa, o novo LAR traz um estilo contemporâneo com toques de cores e a mescla com materiais clássicos, e soluções práticas que facilitam a rotina.
Importante dizer, que o projeto manteve algumas estruturas originais do apartamento anterior, como o piso em madeira, alguns armários e as áreas molhadas que estavam mais básicas e boas, o que garantiu um menor custo de obra e uma maior valorização da área social e íntima.
A área social é marcada pela forte presença da madeira, outro ponto que a cliente trouxe como referência, a parede e o teto ripados, e para equilibrar, o verde entra na paleta para clarear e montar o volume da circulação, além de gerar um ar mais leve e alegre. O teto ripado desce para as paredes das extremidades para gerar uma simetria e promover a sensação de alongamento. O mármore carrara, da mesa de jantar, é o material que traz a textura, o contraste e um ar mais clássico e elegante ao ambiente.
A varanda mantém a mesma paleta, mas tem um toque mais de área externa, tipo quintal do campo/praia, através das cores e do forro com pérgolas em madeira. A churrasqueira recebeu um requadro em marcenaria e luz linear, marcando bem o trecho. As estruturas existentes, como armário inferior, bancada entre outros foram reaproveitadas, apenas as frentes e cores foram atualizadas. Neste ambiente, o mármore verde Guatemala é o material que traz o ar mais natural e elegante, e se camufla no tom da marcenaria e permite um maior destaque dos planos em madeira.
Os quartos das crianças têm espaços bem aproveitados, uma atmosfera criativa, lúdica e principalmente são personalizados de acordo com os seus hobbies.
É a primeira vez que as meninas (4 anos e 9 anos) vão dividir o quarto, antes a mais velha dormia com o irmão (11 anos). O maior desafio foi agregar todo o programa dentro da metragem de 8m2 (quarto), então subir, ou melhor aproveitar o pé-direito foi uma diretriz para desenhar o mezanino, "dividir" os espaços e trazer mais privacidade para a mais velha, além disso o quarto é marcado pela mescla de cores mais vibrantes e menos padrão, marcenaria criativa e formas.
O menino é jogador de basquete, seguiu o amor pelo esporte da família, então o seu quarto de quase 7m2 recebeu o tema e foi desenhado para trazer um pouco da atmosfera do seu hobby. O ambiente tem uma paleta mais neutra com toque de cor mais escura e é uma estratégia de paleta para acompanhar mais tempo o desenvolvimento dele, assim como o desenho da marcenaria em linhas mais retas. O forro remete uma quadra com desenho de jogo, a prateleira superior foi desenhada para acomodar as bolas, a grade metálica para expor as medalhas e a iluminação em diagonal para trazer um efeito lúdico.
A suíte da cliente tem uma paleta mais pastel que mescla o azul, verde e rosa, e traz uma atmosfera mais refrescante, colorida e leve. Nós mantivemos o closet e trocamos apenas as frentes para um mdf rosa claro, tipo nude, o que gerou uma entrada mais clara e repaginada com ajustes pontuais. Aqui temos uma curiosidade, vocês lembram do Studio da Gi? Essa cliente trouxe ele como referência e se apaixonou por toda a composição. Então, nós replicamos o conceito dentro do quarto dela, a parede da cabeceira recebeu o porcelanato azul claro, que remete uma ripa, montamos um enquadramento através do pórtico em marcenaria e nessa configuração o forro tem cor verde e segue para o painel da tv.
O projeto traz o uso de cores tanto pastel como vibrantes e é equilibrado com a madeira, que se apresenta em formatos diferentes, mas que se repetem entre os ambientes, intercalando entre a lisa, os frisos ou as ripas.












